quinta-feira, 25 de agosto de 2011

sustentabilidade

Sustentabilidade Ambiental - O Que É Sustentabilidade Ambiental
















A sustentabilidade é um ideal sistemático que se perfaz principalmente pela ação, e pela constante busca entre desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo preservação do ecossistema. Podem-se citar medidas que estão no centro da questão da sustentabilidade ambiental: a aquisição de medidas que sejam realistas para os setores das atividades humanas.
Os pontos elementares da sustentabilidade visam à própria sobrevivência no planeta, tanto no presente quanto no futuro. Esses princípios são: utilização de fontes energéticas que sejam renováveis, em detrimento das não renováveis.

Receita de Sabão Ecológico



Sabão caseiro
Sabão caseiro
RECEITA:


Ingredientes: 1 litro de oléo comestível usado e coado; 400ml de água fervente; 40ml de amaciante; 200g de soda cáustica em escama (NaOH).

1. Sempre com muito cuidado, coloque a soda em escamas no fundo do balde, acrescente a água fervente aos poucos e mexa até diluir todas as escamas da soda.

2. Adicione o óleo e mexa bem. Junte o amaciante e mexa até formar uma mistura homogênea.

3. Jogue a mistura numa fôrma e deixe secar bastante, antes de cortar em barras.

Dicas: Quanto mais o sabão secar, melhor ele fica. E muito cuidado ao manusear a soda cáustica: em contato com a pele, ela pode proporcionar queimaduras.

Fonte: Instituto Akatu

O que é ECOLOGIA ???

O termo ecologia foi criado em 1866 por Ernst Haeckel, um biólogo alemão (1834-1919), que o definiu como o estudo do inter-relacionamento de todos os sistemas vivos e não-vivos entre si e o meio ambiente. Vem do grego OIKOS (casa) e LOGOS (estudo) mas, num sentido mais amplo, significa o estudo do meio ambiente. Nenhum ser vive só em seu ambiente, todos eles, quer sejam animais, vegetais ou microorganismos, mantêm diversos tipos de relações entre si e com o meio em que vivem.


DIOVANI MAGGI SILVA LIMA

Sustentabilidade

Basicamente, sustentável é o tipo de interação humana com o mundo que preserva o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. Com essa finalidade foram criados dois programas nacionais: o Procel (eletricidade) e o Conpet (derivados de petróleo).



DIOVANI MAGGI SILVA LIMA

Confira!

No site Porto Alegre, cidade da educação ambiental, podemos ver os projetos e programas de educação ambiental na Cidade de Porto Alegre.
Confira no site:

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cgea/default.php?p_secao=24


Ingrid Nunes

Reciclagem de Pneus

Desde 1999, as indústrias de pneus brasileiras têm que dar uma destinação ambientalmente correta para os pneus usados, graças à resolução 258 do Conselho Nacional do Meio Ambiente. Desde então, as empresas são obrigadas a correr atrás para tentar conseguir aproveitar e sistematizar a coleta de pneus.

Na natureza, o passivo ambiental de um pneu é caro. O produto pode demorar muito para se decompor naturalmente. As estimativas chegam a 600 anos até ele virar pó. Além disso, quando queimado ao ar livre, o pneu solta uma fedorenta fumaça negra, que obviamente é poluente. No leito dos rios, eles atrapalham o fluxo natural das águas. E jogar pneu fora, em qualquer lugar, depois de recauchutá-lo várias vezes, parece ser uma prática indiscriminada. Apesar de não haver um dado oficial ou sistematicamente pesquisado, as estimativas são de 30 milhões de pneus jogados por ano. De qualquer modo, somente na limpeza do rio Tietê, entre 2002 e 2006, 120 mil pneus foram encontrados jogados nas águas poluídas do rio paulista. Aliás, os pneus cheios de água foram considerados os grandes demônios da época da dengue.



Do outro lado, o Brasil é um grande reformador de pneus, só perdendo para os Estados Unidos em termos de faturamento e volume. O setor gera uma receita de R$ 5,6 bilhões ao ano (dados de 2007). São 7,6 milhões pneus reformados para caminhões e ônibus, 8 milhões para automóveis, 2 milhões para motos e 300 mil para veículos agrícolas ou off roads anualmente, num total de 17,9 milhões, segundo a Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR). Cerca da metade dos pneus usados é reaproveitada, são os chamados pneus meia-vida. Levando em conta o valor de 63 milhões de pneus novos produzidos por ano, é como se o Brasil conseguisse reformar bem menos da metade, ou 28%, do que é produzido por ano.

Entre as razões para o sucesso da reforma ou recauchutagem, obviamente, está o poder aquisitivo, ou melhor, a falta de poder aquisitivo do brasileiro. Aliás, a reforma de pneus tornou-se um questão política, provocando a conhecida “guerra dos pneus”, que será explicada nas próximas páginas.

De qualquer modo, há ainda o chamado pneu inservível, que não pode ser recauchutado ou reformado. Uma destinação para ele é o grande desafio não só no Brasil como no resto do mundo. Segundo a Anip, desde a publicação da resolução, em 1999, até 2007, foram 700 mil toneladas de pneus reaproveitados de várias formas (como componente energético, matéria-prima para outros produtos etc.). Esse número equivale a 139 milhões de pneus de automóveis, o que dá cerca de 18 milhões por ano. Obviamente, ainda é muito pouco, se lembrarmos a estimativa de 30 milhões de pneus jogados fora por ano.

Como é possível ver, a situação não é fácil, mas os caminhos estão aí. Bom, de qualquer modo, é importante conhecer um pouco desses processos e também a polêmica história da Guerra dos pneus.



Sarah Coproscki Acosta

Reciclar é fundamental

A ecologia é fundamental para várias coisas como: salvar o mundo, proteger o meio ambiente etc.Precisamos proteger o meio ambiente, por isso a 7ª série trabalha na questão da ecologia, pois devemos conscientizar as pessoas de que o mundo precisa de nós como a gente precisa dele. Muitas pessoas ainda não se conscientizaram de que é preciso reciclar e cuidar da natureza, não adianta só falar é preciso fazer!

Natasha Quednau Fraga